10 DICAS PRÁTICAS PARA GARANTIR A PROTEÇÃO DE DADOS NO HOME OFFICE
por CCHDCA pandemia do COVID-19 trouxe impactos relevantes na forma como as empresas estão organizadas e como o trabalho é desempenhado. Grandes, médias e pequenas organizações, de natureza pública e privada, estão se reinventando para habilitar seus colaboradores a realizarem suas atividades de forma remota.
Muitas organizações, infelizmente, não estavam preparadas para a alta demanda do home office, o que acabou por exigir trabalho redobrado da equipe de Tecnologia da Informação para tornar possível o trabalho à distância. E é nestes momentos de crise e urgência, que alguns detalhes podem passar despercebidos, gerando riscos e vulnerabilidades para as organizações.
Prevendo estes desafios e com a intenção de alertar as empresas sobre como se protegerem e manterem seus negócios éticos, criamos um breve checklist com pontos a considerar para manter a conformidade com a proteção de dados.
Portanto, é essencial que toda organização se atente para alguns itens importantes da segurança da informação:
- Verifique se os recursos disponibilizados possuem proteções e se estão atualizadas, como antivírus, firewall, comunicação criptografada, travas à USB, senhas fortes, dupla autenticações, entre outros.
- É aconselhável que o acesso as redes de trabalho e sistemas internos se dê mediante VPN (virtual private network).
- Dê preferência para o uso de ferramentas seguras e autorizadas, como Sharepoint, One Drive, Microsoft Teams, Google Drive, Skype, entre outros. Evite trocar informações, dados pessoais e realizar negócios através de redes sociais.
- Cuidado redobrado às ações de phishing.
- Garanta que todos os colaboradores tenham assinado ou, ao menos, tomem ciência de um Termo de Responsabilidade e Compromisso do uso do recurso que será levado para casa, sendo que este termo deve conter todas as regras básicas de utilização e de segurança.
- Dê preferência sempre para que os colaboradores utilizem ferramentas disponibilizadas pela empresa para o trabalho e não ferramentas pessoais.
- Dentre as regras de boas práticas, considerando o cenário atual, é importante alertar os colaboradores para que as ferramentas de trabalho não sejam utilizadas por filhos para atividades escolares ou de entretenimento.
- Revise regras de acesso à sistemas e permissões aos usuários.
- Instrua seu colaborador a sempre deligar o computador após o uso.
- Sempre baixe as atualizações de softwares e aplicativos.