Notícias

Home  »   Publicações  »   Notícias  »  10 DICAS PRÁTICAS PARA GARANTIR A PROTEÇÃO DE DADOS NO HOME OFFICE
15 de fevereiro de 2021

10 DICAS PRÁTICAS PARA GARANTIR A PROTEÇÃO DE DADOS NO HOME OFFICE

por CCHDC

A pandemia do COVID-19 trouxe impactos relevantes na forma como as empresas estão organizadas e como o trabalho é desempenhado. Grandes, médias e pequenas organizações, de natureza pública e privada, estão se reinventando para habilitar seus colaboradores a realizarem suas atividades de forma remota. 

 

Muitas organizações, infelizmente, não estavam preparadas para a alta demanda do home office, o que acabou por exigir trabalho redobrado da equipe de Tecnologia da Informação para tornar possível o trabalho à distância. E é nestes momentos de crise e urgência, que alguns detalhes podem passar despercebidos, gerando riscos e vulnerabilidades para as organizações. 

 

Prevendo estes desafios e com a intenção de alertar as empresas sobre como se protegerem e manterem seus negócios éticos, criamos um breve checklist com pontos a considerar para manter a conformidade com a proteção de dados. 

 

Portanto, é essencial que toda organização se atente para alguns itens importantes da segurança da informação:  

 

  1. Verifique se os recursos disponibilizados possuem proteções e se estão atualizadas, como antivírus, firewall, comunicação criptografada, travas à USB, senhas fortes, dupla autenticações, entre outros. 
  2. É aconselhável que o acesso as redes de trabalho e sistemas internos se dê mediante VPN (virtual private network).  
  3. Dê preferência para o uso de ferramentas seguras e autorizadas, como Sharepoint, One Drive, Microsoft Teams, Google Drive, Skype, entre outros. Evite trocar informações, dados pessoais e realizar negócios através de redes sociais.  
  4. Cuidado redobrado às ações de phishing 
  5. Garanta que todos os colaboradores tenham assinado ou, ao menos, tomem ciência de um Termo de Responsabilidade e Compromisso do uso do recurso que será levado para casa, sendo que este termo deve conter todas as regras básicas de utilização e de segurança. 
  6. Dê preferência sempre para que os colaboradores utilizem ferramentas disponibilizadas pela empresa para o trabalho e não ferramentas pessoais. 
  7. Dentre as regras de boas práticas, considerando o cenário atual, é importante alertar os colaboradores para que as ferramentas de trabalho não sejam utilizadas por filhos para atividades escolares ou de entretenimento.  
  8. Revise regras de acesso à sistemas e permissões aos usuários. 
  9. Instrua seu colaborador a sempre deligar o computador após o uso.
  10. Sempre baixe as atualizações de softwares e aplicativos.  

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *