Notícias

Home  »   Publicações  »   Notícias  »  Por que INVESTIR em Compliance e Proteção de Dados?
29 de março de 2021

Por que INVESTIR em Compliance e Proteção de Dados?

por CCHDC

A pergunta deveria ser: Por que não investir em Compliance e Proteção de Dados? Por que não tornar minha empresa mais ética e em conformidade com as leis e regulamentos que tenho dever de cumprir? Por que não investir na reputação da minha marca?

Os motivos para as empresas investirem em Compliance e Proteção de Dados são inúmeros, mas ainda assim, muitas empresas decidem seguir o caminho oposto, o que as torna mais vulneráveis e suscetíveis aos riscos diários dos negócios.

Recentemente, um funcionário da Tesla recebeu uma proposta de suborno de US$ 1 milhão feita por um hacker russo, que consistia em introduzir um vírus nas redes de computadores da empresa. Além de não ter aceitado a proposta, o funcionário reportou o caso à segurança da empresa, que rapidamente entrou em contato com o FBI. O trabalho colaborativo entre o funcionário e as autoridades levou à prisão do criminoso.

A política anticorrupção mundial da Tesla é simples e clara: a Tesla não tolera corrupção em nenhuma de nossas negociações comerciais. Contudo, somente a política não seria suficiente sem uma estrutura, sem o aculturamento, sem comunicações, sem procedimentos de investigação, sem canais de denúncias, enfim, sem um programa de Compliance robusto. Este é um excelente exemplo de como um bom programa de Compliance protegeu a empresa de riscos existentes.

Apesar de não ser possível zerar todos os riscos dos negócios, o Programa de Compliance oferece a oportunidade de a empresa mitigar estes riscos, prevenir que ocorram e se preparar para situações difíceis. Além disso, de forma mais factível, o Compliance ainda beneficia as empresas aderentes de forma a reduzir ou eliminar as multas aplicáveis (ou outras sanções) em casos de corrupção, fraudes, incidentes de proteção de dados, entre outros.

O bom executivo deve enxergar Compliance como um investimento, pois ainda que custe dinheiro, este dinheiro será revertido na sustentabilidade do negócio, redução de contingências, valorização da marca, atração de investidores, bons parceiros de negócios e bons colaboradores!

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *