Austrália Sonda Gigantes de Varejo Bunnings e Kmart sobre ‘Faceprints’ de Clientes
por CCHDCO cão de guarda de privacidade da Austrália iniciou uma investigação sobre dois gigantes do varejo sobre o uso de tecnologia de reconhecimento facial.
A empresa de hardware Bunnings e a loja de departamentos Kmart coletam as “faceprints” dos clientes em alguns locais.
O grupo de defesa do consumidor Choice diz que a tecnologia é antiética, invasiva e é usada sem o devido consentimento ou raciocínio.
Ambos os varejistas defenderam seu uso como uma medida antirroubo e segurança.
A Comissária australiana de Informações disse que seu escritório abriu uma investigação para determinar se eles violaram as leis de privacidade.
Os varejistas australianos só podem coletar informações biométricas confidenciais se “razoavelmente necessários” para suas operações e tiverem “consentimento claro”, disse Angelene Falk.
“Embora dissuadir o roubo e criar um ambiente seguro sejam objetivos importantes, o uso de tecnologias de alto impacto de privacidade nas lojas traz riscos significativos de privacidade”, disse o comissário Falk no mês passado, depois que o uso da tecnologia foi revelado pela primeira vez.
“Os varejistas precisam ser capazes de demonstrar que é uma resposta proporcional.”
No ano passado, ela descobriu que a rede de lojas de conveniência 7-Eleven interferiu na privacidade dos clientes, coletando impressões faciais em um caso semelhante.
O cão de guarda disse que também estava “realizando consultas” sobre outra empresa de varejo, the Good Guys, que parou seu uso da tecnologia de reconhecimento facial.
A Comissão Australiana de Direitos Humanos pediu a proibição da tecnologia até que a Austrália tenha leis específicas para regular seu uso. Seguiu a polícia na Austrália Ocidental usando-a para verificações de isolamento de Covid.
Choice disse que Bunnings e Kmart estavam apenas divulgando seu uso da tecnologia em pequenos avisos de “condições de entrada” na frente das lojas e em políticas de privacidade on-line.
O grupo de consumidores pesquisou mais de 1.000 domicílios e constatou que mais de 75% não tinham ideia de que a tecnologia estava em uso.
“Usar a tecnologia de reconhecimento facial desta maneira é semelhante ao Kmart, Bunnings ou The Good Guys coletando suas impressões digitais ou DNA toda vez que você compra”, disse Kate Bower, da Choice.
Bunnings disse que seu uso da tecnologia tinha sido imprecisamente caracterizado e havia controles rigorosos em torno de seu uso.
Os dados coletados não são usados para fins de marketing, diz ele, e as únicas imagens retidas são de pessoas banidas das lojas ou suspeitas de conduta ilegal ou ameaçadora.
“Nos últimos anos, vimos um aumento no número de interações desafiadoras que nossa equipe teve que lidar em nossas lojas e essa tecnologia é uma ferramenta importante para nos ajudar a evitar abusos repetidos e comportamentos ameaçadores em relação à nossa equipe e clientes”, disse o diretor de operações Simon McDowell.
Um porta-voz do Kmart também disse que a tecnologia estava em “julgamento” para evitar roubos e estava sujeita a controles rigorosos.
Fonte: BBC – https://www.bbc.com/news/world-australia-62145154?xtor=AL-72-%5Bpartner%5D-%5Bbbc.news.twitter%5D-%5Bheadline%5D-%5Bnews%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D&at_medium=custom7&at_custom1=%5Bpost+type%5D&at_custom2=twitter&at_campaign=64&at_custom4=19BE909E-028A-11ED-92CA-15780EDC252D&at_custom3=%40BBCWorld