Notícias

Home  »   Publicações  »   Notícias  »  Mercadante quer redução do percentual de dividendos pagos pelo BNDES ao Tesouro.
16 de fevereiro de 2023

Mercadante quer redução do percentual de dividendos pagos pelo BNDES ao Tesouro.

por CCHDC

Segundo o presidente da instituição, o banco paga 60% em dividendos para o Tesouro, enquanto Banco do Brasil paga 25%.

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Aloízio Mercadante, quer reduzir o percentual de dividendos pagos pelo banco ao Tesouro Nacional. Mercadante se reuniu na tarde deste terça-feira (14) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e tratou do assunto.

“Porque historicamente as empresas distribuem 25%. O BNDES pagava 25%, no período que o BNDES tinha TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) e recebia muitos subsídios, eles aumentaram para 60%, mas hoje o BNDES não tem mais subsídio do Tesouro.

Ao contrário, o BNDES pagou de 2015 para cá, R$ 678 bilhões de recursos que foi transferido do BNDES para o Tesouro. Estamos Acabando com esse ciclo, estamos indo para uma relação de equilíbrio entre o Tesouro e o BNDES.”, declarou o presidente da instituição após a reunião com o ministro.

Segundo o estatuto social atual do BNDES, o banco deve pagar no mínimo 25% do lucro líquido ajustado. Mas segundo o próprio site do BNDES, “desde o exercício de 2015, com a atualização do Estatuto Social do BNDES, ficou determinado que 40% do lucro líquido ajustado seria incorporado ao capital social visando o fortalecimento da estrutura de capital do Banco, após aprovação pela Assembleia Geral do BNDES.”

Com isso, o pagamento ao Tesouro ficaria limitado a 60% do lucro líquido ajustado, sendo 25% de dividendos mínimos obrigatórios e 35% de dividendos complementares. Ou seja, o banco paga atualmente o teto permitido em dividendos para a União.

Até o terceiro trimestre de 2022, o BNDES registrou um lucro de R$ 34,2 bilhões, isso representa um aumento de 29,5% em relação ao mesmo período de 2021. Segundo o BNDES, o resultado foi impactado positivamente pela receita com dividendos e Juros Sobre Capital.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *