Notícias

Home  »   Publicações  »   Notícias  »  Ação coletiva anticorrupção na Agroindústria
20 de fevereiro de 2024

Ação coletiva anticorrupção na Agroindústria

por CCHDC

A Ação Coletiva Anticorrupção é uma iniciativa voluntária pelo comprometimento com as melhores práticas de prevenção e combate à corrupção, no setor da Agroindústria.

A Agroindústria no Brasil

A Agroindústria representa um importante setor produtivo nacional, atualmente responsável por parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) e exportações brasileiras. Em nível regional, desempenham um papel fundamental com notável potencial de transformação nas comunidades onde atuam, gerando receita, emprego, desenvolvimento, e estabelecendo constante interlocução com as autoridades locais.

Pensando nisso, as empresas deste setor reconhecem a importância do protagonismo na prevenção e combate à corrupção no Brasil e da responsabilidade em exercer influência positiva para as demais empresas e setores.

Objetivos da iniciativa

Através desta iniciativa, as empresas participantes se comprometem com uma série de valores norteadores de conduta, mobilizando o setor na consolidação de um ambiente de negócios cada vez mais ético, íntegro e transparente, e criando estímulos para a prevenção e combate à corrupção e em defesa da livre concorrência e geração de oportunidade em bases sustentáveis.

Nessa direção, as empresas participantes almejam alcançar:

  • O fortalecimento da cultura da integridade e melhora da reputação do setor nacional e internacionalmente;
  • A promoção do ambiente de negócio mais ético e transparente às partes interessadas;
  • O estímulo à adoção de práticas cada vez mais íntegras e transparentes na relação público-privada;
  • O resguardo da imagem da Agroindústria brasileira, das empresas e das demais partes interessadas contra casos de corrupção, lavagem de dinheiro e suborno; e
  • sensibilização das outras empresas e setores para a importância do protagonismo da iniciativa privada em ações anticorrupções.

Plano de trabalho

Impactos e resultados esperados

É esperado que os esforços da Ação Coletiva resultem:

  • Em ambientes de negócios mais éticos e transparentes na Agroindústria, com todos os elos da cadeia focados na prevenção e combate à corrupção;
  • No estímulo à adesão de outras partes interessadas, aumento da conscientização anticorrupção geral do setor, além e benefícios de reputação resultado da divulgação positiva da Ação Coletiva;
  • Na maior compreensão da importância das ferramentas anticorrupção no Brasil;
  • Na melhor compreensão e implementação de práticas anticorrupção por empresas da Agroindústria de todos os portes;
  • No estabelecimento de fórum de partes interessadas comprometidas (empresas, agência governamentais, OSCs e academia) facilitando o diálogo e os esforços para fortalecimento de práticas anticorrupção.

Impactos de longo prazo

  • Melhorar significativamente as práticas do setor no que diz respeito à integridade e reduzir significativamente a corrupção no país;
  • Aumentar a confiança e o orgulho da sociedade civil no setor;
  • Melhorar significativamente o relacionamento entre setores público e privado no Brasil.

 Como participar?

Para maiores informações e participação na Ação Coletiva, acesse o site oficial: https://www.pactoglobal.org.br/acao-coletiva-anticorrupcao-da-agroindustria/.

 

Fonte: Pacto Global

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *