A UE e os EUA continuam a cooperar em matéria de IA, incluindo genAI
por CCHDCA UE e os EUA estão em contato próximo sobre os riscos da inteligência artificial (IA) e sua mitigação, incluindo uma possível parceria para um framework de IA generativa, de acordo com um projeto de declaração não divulgado, visto pela Euractiv, para uma reunião conjunta a ser realizada em 4- 5 de abril.
Embora a UE tenha aprovado uma regulamentação abrangente sobre IA no início de março, os EUA emitiram uma ordem executiva sobre a tecnologia a nível federal, centrada em diretrizes, e não em medidas vinculativas como a UE. Vários estados dos EUA promulgaram suas próprias leis sobre a tecnologia.
O projeto de declaração conjunta para a sexta reunião ministerial do Conselho de Comércio e Tecnologia UE-EUA (TTC) foi datado de 13 de março e visto pela Euractiv. O projeto de declaração foi apresentado para discussão por parte da UE na reunião desta semana dos embaixadores da UE, o Coreper.
O recém-formado Gabinete de IA da Comissão Europeia e o Instituto de Segurança de IA dos EUA informaram-se mutuamente sobre as suas abordagens e mandatos e planejam continuar a ter discussões regulares, afirma o documento.
A declaração também menciona um possível acordo de cooperação entre os dois escritórios de IA para desenvolver uma estrutura (“framework”) para avaliar a IA generativa.
A tecnologia permite a criação de áudio, imagens e vídeos realistas, o que é de grande interesse para os reguladores num ano em que quase metade da população mundial se dirige às cabines de votação, incluindo na Europa e nos EUA.
Na sequência de consultas com as partes interessadas, as duas partes também atualizaram uma lista de definições mutuamente aceitáveis relacionadas com a IA. Uma versão anterior da lista foi publicada em maio de 2023.
As duas jurisdições fizeram progressos significativos na definição de marcos e resultados na investigação conjunta para condições meteorológicas extremas, energia e resposta a emergências.
O TTC UE-EUA é um fórum para os aliados coordenarem questões globais de comércio, tecnologia e economia. Foi criado em 2021.
Os aliados estão refletindo sobre a sua cooperação no âmbito do TTC, diz o documento. Planejam estabelecer um processo para que as partes interessadas de ambas as jurisdições possam dar feedback sobre o TTC, para que o fórum de cooperação possa ser iterado.